Fim de ano

Saúde não tira férias

Profissionais da Santa Casa atuam de forma ininterrupta

Da Redação
22/12/2023 às 08:13.
Atualizado em 22/12/2023 às 08:13
Enfermeiros supervisores Pedro e Elaine, do Pronto Atendimento da Santa Casa de Piracicaba (Divulgação)

Enfermeiros supervisores Pedro e Elaine, do Pronto Atendimento da Santa Casa de Piracicaba (Divulgação)

Enquanto muitos desaceleram para celebrar este período do ano com as festas de Natal e Ano Novo, muitos profissionais continuam trabalhando, entre eles, os da saúde. E na Santa Casa de Piracicaba não é diferente. Para eles, este não é um período de férias, mas uma extensão da rotina dedicada à população por meio dos plantões para atendimento das necessidades médicas que não tiram folga nem mesmo durante as celebrações. 

Em meio às festividades de fim de ano, enquanto muitos se reúnem em lares com suas famílias, uma categoria de profissionais segue dedicada ao serviço, mantendo a chama do cuidado acesa. São médicos de plantão que emergem como heróis anônimos, fazendo transcender o amor pela profissão às convenções festivas. No plantão deste Natal, o médico do Pronto Atendimento da Santa Casa, Pedro Tourinho de Siqueira, vai estar a postos fazendo o que mais ama: cuidar de pessoas. “Já passei várias noites de Natal de plantão na Santa Casa, e esta será mais uma. Embora eu sinta muita falta da família, em especial agora que tenho filhos pequenos, sempre me senti realizado por poder estar à disposição das pessoas que precisam num dia tão especial”, declarou. 

Também escalado para o plantão no Setor de Ortopedia no dia de Natal, está o médico Renato Martins Xavier. Para ele, essa dedicação é uma questão de compromisso: "Nossos pacientes não escolhem quando vão precisar de ajuda. Estamos aqui para garantir que, mesmo nos momentos festivos, a assistência médica seja ininterrupta. É uma responsabilidade que abraçamos com orgulho. Claro que é difícil deixar a família reunida em datas como essa, mas fizemos um juramento e temos o compromisso de oferecer atendimento de qualidade, independentemente da data no calendário", afirma o ortopedista. 

Os enfermeiros supervisores do Pronto Atendimento do Hospital, Pedro Thiago Carrara e Elaine Adriana Alexandre Marques, fundamentais nessa engrenagem de cuidado, também são da turma do plantão neste Natal e sabem muito bem da importância desse comprometimento. Para Pedro, “sabemos da importância da nossa missão na rotina hospitalar e, nessas datas comemorativas de fim de ano, a empatia e os sentimentos de solidariedade e missão cumprida afloram ainda mais, pois cuidar não tem horário ou feriado, é uma vocação que não se limita ao calendário". 

Elaine acrescenta, lembrando que "Natal é tempo de alegria, celebração e comemoração. Sempre que pensamos em Natal pensamos em família, pois essa é a essência desta data. Passar a noite de Natal longe da minha família é sempre difícil; mas o que me conforta é saber que escolhi a enfermagem por amor ao próximo e isso faz com que esses 22 anos de atuação valessem sempre à pena". 

Em reconhecimento e gratidão à dedicação, comprometimento e empenho desses profissionais, a Santa Casa de Piracicaba reafirma o compromisso de estar sempre presente, 24 horas por dia, para atender à população, pois a saúde não se ausenta nas festividades, mantendo-se sempre pronta para servir àqueles que precisam. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por