Administração municipal

Secretário Guidotti Jr. deixa a Semdettur; leia entrevista à Gazeta

José Luiz Guidotti Júnior, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur), deixa hoje a pasta para retornar à iniciativa privada. Seu substituto deve ser José Luiz Ribeiro

Da Redação
20/06/2023 às 06:57.
Atualizado em 20/06/2023 às 06:57
Após dois anos e meio no governo Luciano Almeida, empresário volta para a iniciativa privada. Ele diz que vai cuidar de sua empresa (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Após dois anos e meio no governo Luciano Almeida, empresário volta para a iniciativa privada. Ele diz que vai cuidar de sua empresa (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Em entrevista exclusiva à Gazeta de Piracicaba, José Luiz Guidotti Júnior fala sobre seus planos após dois anos e meio à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em seu lugar, tudo indica, deve ser nomeado hoje (19) o sindicalista, ex-vereador e ex-secretário de Estado, José Luiz Ribeiro. 

Você permaneceu dois anos e meio como representante da pasta de Desenvolvimento Econômico, vista como a menina dos olhos do atual governo. Agora temos, de repente, o anúncio de sua saída. Exatamente no momento em que começam as articulações políticas pesadas para as eleições municipais de 2024. Você não vê relação entre uma coisa e outra?
Guidotti Júnior
: Minha saída já estava programada para acontecer no início de 2023. Já vinha conversando com o prefeito. Não foi assim, da noite para o dia. As articulações políticas são necessárias para a governabilidade e entendo como natural a minha substituição por um quadro com perfil político. Continuarei trabalhando para auxiliar Luciano Almeida fazer deste mandato um marco no crescimento e desenvolvimento econômico, de pleno emprego, e recordes de investimentos. 

Você disse que precisa cuidar da sua empresa e por isso está voltando para a iniciativa privada. Por que essa necessidade somente dois anos e meio à frente da pasta?
Essa necessidade sempre existiu, não foi somente agora. Tenho negócios em Piracicaba e fora daqui também. Aceitei o cargo em um momento importante da nossa história, de pandemia. Os negócios estavam paralisados. Agora, estamos em pleno crescimento e expansão. 

O convite para substituí-lo não foi direcionado a um político da situação, mas a um que havia se declarado publicamente contra a atual gestão. Para um observador que tenta captar o que se deu nos bastidores fica confusa essa virada de 180 graus nas relações entre Luciano Almeida e José Luiz Ribeiro, tido em conversas não oficiais como sendo o seu potencial substituto. Como você vê isso?
Também vejo como natural essa aproximação. Já dizia o governador mineiro Magalhães Pinto, “política é como as nuvens, você olha, está de um jeito, olha de novo e já mudou”. Quem poderia imaginar Geraldo Alckmin vice-presidente do Lula? 

Quais são seus planos para daqui adiante?
Continuar minha trajetória empresarial trilhada nos últimos 30 anos, empreendendo, gerando centenas de empregos, contribuindo com a sociedade, inovando no mercado imobiliário e de base imobiliária de alto padrão, entregando produtos de qualidade e sendo referência de alto luxo nos mercados onde atuamos. 

Não vai dar continuidade no mundo político, como candidato a vereador, por exemplo?
Jamais serei candidato a vereador. Essa possibilidade é nula. Minha vocação é empreender, criar oportunidades, colocar a mão na massa e fazer um projeto sair de uma ideia, passar pelas plantas e executá-lo. É fazer acontecer. Gosto muito da frase de Thomas Edison: “o sucesso é constituído de 10% de inspiração e 90% de transpiração”. 

Você encerra então um ciclo em sua vida e passa a dedicar-se exclusivamente ao mundo empresarial?
Encerro esse ciclo de serviço público com o sentimento de dever cumprido, onde sempre procurei fazer o melhor para nossa cidade. Volto para a iniciativa privada e auxílio às entidades assistenciais, como o Centro de Reabilitação Piracicaba, por exemplo. Mas o futuro a Deus pertence. Me comprometi a ajudar o prefeito a dar continuidade ao trabalho sério que vem fazendo a marca da sua gestão, apoiando-o na continuidade deste projeto, coordenando um grupo de pessoas imbuídas nestes importantes avanços que tivemos nestes dois anos e meio, trabalhando para não permitir a volta ao passado, ao retrocesso, como também projetos de pessoas despreparadas e sem nenhuma experiência em gestão que poderão se aventurar nas próximas eleições.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por