Saúde

Sem posse da diretoria, Ilumina continua fechado

A Associação Ilumina enfrenta dificuldades para oficializar a nova diretoria, o que impede a reativação do ambulatório de especialidades, no Altos do Taquaral. O hospital está há praticamente um ano fechado

Romualdo Cruz Filho
11/01/2023 às 07:00.
Atualizado em 11/01/2023 às 07:00
Presidente ‘Ausência das formalidades necessárias para fechar contrato com prestadores de serviço, compromete atendimento ao público’, afirma Vieira Júnior (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Presidente ‘Ausência das formalidades necessárias para fechar contrato com prestadores de serviço, compromete atendimento ao público’, afirma Vieira Júnior (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Os vereadores Gilmar Rotta e Ana Pavão (ambos do PL) enviaram à nova diretoria da Associação Ilumina uma série de perguntas para saber o que está impedindo a reativação do ambulatório de especialidades, no Altos do Taquaral. A unidade, conhecida como Hospital Ilumina, está há praticamente um ano fechada e a sociedade não tinha qualquer informação sobre o que estava acontecendo. 

Há aspectos relevantes na resposta obtida pelo Legislativo: a nova diretoria não conseguiu ainda oficializar os nomes dos seus integrantes para os respectivos cargos, porque a ata da eleição ainda não foi aprovada pelo cartório, que apontou ilegalidades no processo. Elias Rebelo Vieira Júnior (presidente) é de São Luiz do Maranhão. Bruna Magini Sepulveda Anconi (diretora administrativo-financeira) é do Guarujá. 

Enquanto este imbróglio junto ao Primeiro Cartório de Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas de Piracicaba não for resolvido, a unidade de atendimento à saúde, especializada em câncer, continuará com suas portas fechadas. Tanto Vieira Júnior como Bruna foram eleitos para comandar a Associação Ilumina durante o período de 7/9/2022 a 7/9/2026. 

Há suspeita, de acordo com Antonio Manoel da Silva (Toninho), líder comunitário do Altos do Taquaral, que eles sejam uma espécie de prepostos da doutora Adriana Brasil, que tem se mantido em silêncio durante todo esse processo e não responde a qualquer pergunta da imprensa. Vieira Júnior, além de vereador pelo PV em sua cidade, é empresário e tem uma boate no Guarujá. Tudo indica que se conheceram na cidade praiana e selaram algum tipo de acordo para dirigir a entidade.

No documento em que responde aos vereadores, Vieira Júnior explica que o hospital nunca manteve suas portas fechadas, mas tem atendido dentro de suas possibilidades financeiras. E que o atendimento ao público está comprometido exatamente devido a essa "ausência das formalidades necessárias para fechar contrato com prestadores de serviço". Ele garante que o patrimônio da entidade está sendo preservado respeitando "suas devidas necessidade técnicas" para voltar em funcionamento "muito em breve". 

Ainda segundo o novo presidente, as pendências deixadas pela gestão passada estão sendo resolvidas, mas aguardam a autorização do cartório para "dar imediata continuidade às tratativas de operação plena do hospital". Estas respostas foram enviadas no dia 5 de dezembro de 2022.

Antonio Manoel da Silva (Toninho), líder comunitário do Altos do Taquaral, que tem acompanhado o trabalho do Hospital Ilumina desde sua origem, disse que alguns vereadores estão atentos para tudo o que está acontecendo e existe a tendência de cobrar do Executivo a posse do Hospital Ilumina. Ele se baseia no artigo Primeiro da Lei de doação pelo município do terreno onde foi construída a unidade, em que consta a seguinte orientação: 

"O descumprimento do estabelecido no caput deste artigo, a utilização do imóvel para outros fins que não a sede da entidade ou a extinção da própria entidade implicarão na interposição por parte do município, a qualquer tempo, das medidas judiciais ou administrativas cabíveis, visando à reversão do bem ora doado ao patrimônio municipal, com todas as benfeitorias por ventura executadas, não gerando direito à indenização de nenhuma espécie".

“Estamos em conversação com os vereadores e vamos levar a questão ao prefeito Luciano Almeida, que precisa tomar uma medida nesse sentido, recuperando o patrimônio construído em área pública e com recursos públicos", concluiu Toninho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por