Segurança

Semae quer laudo sobre estrutura do Aquário

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) vai contratar uma empresa especializada para elaborar laudo técnico sobre a situação completa da estrutura do Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, localizado no Parque do Mirante, um dos principais pontos turísticos de Piracicaba

Da Redação
25/05/2023 às 06:54.
Atualizado em 25/05/2023 às 06:54

Aquário Municipal: água terá que ser retirada porque a lona está apresentando vazamento (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) vai solicitar um laudo técnico para avaliar e atestar a situação completa de toda a estrutura do Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, localizado no Parque do Mirante, um dos principais pontos turísticos de Piracicaba. O espaço passa por obras de reparo e de revitalização e há cerca de nove meses está fechado à visitação pública. 

"Contrataremos uma empresa especializada para executar o laudo e, assim, determinar se há outros locais que precisam de intervenções. O Aquário está localizado em um local que demanda atenção, porque é próximo do rio Piracicaba, tem um córrego que passa próximo e passamos por um período de muita chuva. Então precisamos avaliar a construção", explicou o superintendente operacional do Semae, João Vitor Roesner.

Nesta semana, a Gazeta noticiou sobre vazamentos e grande desperdício de água que está ocorrendo no local. Informações que chegaram até a Gazeta davam conta de que já foram perdidos cerca de 270 mil litros de água tratada.

A preocupação é com a possibilidade da estrutura do aquário colapsar. Há ferragens que estariam corroídas e que ainda há vazamentos grandes.

Atualmente, os trabalhos se concentram na troca da lona que protege e impermeabilização o fundo de um dos lagos de peixes. A troca foi necessária porque a que existia estava com desgaste e vazamento. Serviço justificado, mas o problema foram os contratempos, a partir de então, incluindo o pedido de demissão de dois funcionários comissionados e que seriam indicação política: o chefe da divisão da construção civil e um diretor.

Conforme a Gazeta noticiou terça-feira, a primeira lona para impermeabilização do contrapiso apresentou vazamentos e foi remendada duas vezes. Decidiu-se, então, pela troca, porém o problema continua. 

Ontem, no início da tarde, em uma reunião que aconteceu no Aquário, foi decidido que a lona será trocada novamente. De acordo com informações, foram mexer nela, e ela teria rasgado. Segundo apurou a Gazeta, questiona-se a qualidade do material que está sendo utilizado. 

Em matéria publicada nas redes sociais e enviada à redação da Gazeta, ontem, a diretora do Departamento de Construção Civil, Oficina e Transporte do Semae, Gabriela de Sales Anselmo, observa que toda a troca exige teste para atestar a efetividade do serviço, a fim de evitar vazamentos, infiltrações ou qualquer outro problema que possa causar danos à estrutura e aos peixes do Aquário Municipal. 

A empresa que está realizando os serviços é de Araras e foi contratada sem licitação. O valor do contrato é de R$ 28,700 mil. A Gazeta solicitou cópia do contrato mantido entre o Semae e a empresa, mas até o fechamento desta edição não havia recebido. 

Obras já realizadas
O Semae informa que foram concluídos os reparos no gesso do teto, a recuperação do telhado, que tinha infiltrações, e a pintura.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por