INTERNACIONAL

Sérvia e Kosovo tentam normalizar relações econômicas na Casa Branca

O presidente sérvio Aleksandar Vucic e o primeiro-ministro Kosovar Avdullah Hoti começaram uma reunião na Casa Branca nesta quinta-feira para buscar a "normalização econômica" entre os dois países balcânicos

AFP
03/09/2020 às 17:05.
Atualizado em 25/03/2022 às 08:49

O presidente sérvio Aleksandar Vucic e o primeiro-ministro Kosovar Avdullah Hoti começaram uma reunião na Casa Branca nesta quinta-feira para buscar a "normalização econômica" entre os dois países balcânicos.

"Os Estados Unidos estão prontos para facilitar a normalização econômica", tuitou o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Robert O"Brien, ao relatar a reunião.

As conversas entre os dois líderes podem durar até sexta-feira.

Embora Washington afirme que se concentra exclusivamente na economia, sem sinal de resolução política de uma das disputas de terras mais espinhosas da Europa, Belgrado contesta essa reivindicação.

"As negociações são muito difíceis. As pressões são grandes, enormes", disse a ministra das Finanças sérvia, Sinisa Mali, à mídia de seu país.

Os documentos de negociação são os "piores" que foram propostos "desde o início das discussões com os albaneses kosovares. Especialmente porque um dos pontos implica o reconhecimento mútuo", disse Mali.

A Sérvia se recusa a reconhecer a independência de Kosovo proclamada em 2008 após uma guerra que deixou 13.000 mortos no final da década de 1990.

A Sérvia é apoiada pela Rússia e pela China, enquanto os Estados Unidos estão entre os que quase imediatamente reconheceram o novo Estado.

Até agora os europeus têm liderado a mediação entre sérvios e kosovares e na segunda-feira Vucic e Hoti se reunirão em Bruxelas com o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

bur-fff/seb/gm/yo/cc

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por