Serviço público

Sindicato dos Municipais lança o Denunciômetro

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região lançou ontem o Denunciômetro, um sistema on-line para denúncias sobre questões relativas ao setor público, seja ele de assédio moral, sexual, de improbidade administrativa e outras

Romualdo Cruz Filho
16/09/2022 às 06:40.
Atualizado em 16/09/2022 às 06:41
Presidente José Valdir Sgrigneiro e o diretor Osmir Bertazzoni apresentaram o sistema ontem (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Presidente José Valdir Sgrigneiro e o diretor Osmir Bertazzoni apresentaram o sistema ontem (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O Sindicato dos Municipais lançou (15) ontem um sistema online para denúncias sobre questões relativas ao setor público, seja ele de assédio moral, sexual, de improbidade administrativa, enfim. O Denunciômetro visa dar mais segurança a quem faz a denúncia, uma vez que há a possibilidade de ser com identificação ou sem identificação, permitindo assim a possibilidade de sigilo absoluto da fonte.

O presidente do Municipais, José Valdir Sgrigneiro, afirmou que tem aumentado muito as denúncias junto ao sindicato de atitudes consideradas improbidade administrativas da atual gestão, mas que carecem de investigação. “Sendo assim, com o Denunciômetro teremos mais agilidade nos futuros processos, que hoje são interpessoais, o que dificulta uma investigação organizada e criteriosa”.

De acordo com o diretor do sindicato, Osmir Bertazzoni, “no caso das denúncias em que o agente denunciante é identificado no sistema, temos um caso que pode ir direto ao Ministério Público (MP). Mas nos casos sem identificação, a ouvidoria do sindicato é acionada e terá o papel de levantar informações que subsidiem o processo, a ser encaminhado ao MP ou não, de acordo com sua consistência de provas”, explicou.

O sistema está no site do Sindicato dos Municipais, onde a pessoa faz o cadastro, se loga e apresenta a denúncia, acrescentando inclusive provas fotográficas e documentais, se necessárias. O espaço está aberto não apenas para a administração direta como também para o Semae e a Câmara Municipal. Por fim, a pessoa autoriza ou não que seu nome seja citado. No caso de anonimato, a investigação deve ser realizada para verificar a consistência da denúncia. O sistema vai gerar também dados estatísticos que poderão subsidiar ações do sindicato em defesa da categoria.

Osmir Bertazzoni, da diretoria dos Municipais, disse que de antemão todas as pessoas podem registrar denúncias, mesmo não sendo servidor, uma vez que o sistema é aberto, no entanto, está focado na melhoria do trabalho do servidor público. Ele observa que a ideia nasceu de reuniões com os servidores, que reclamavam do fato de não haver uma estrutura adequada e oficial para estas questões de relacionamento de trabalho. Sgrigneiro enfatizou que o sistema terá a finalidade também de identificar falhas dos servidores. “Não estaremos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém se for constatada conduta imprópria”, disse.

Bertazzoni lembra ainda que não basta a denúncia. Este mecanismo foi criado para dar oficialidade ao processo e segurança ao denunciante, para que as denúncias sejam devidamente embasadas “e tenhamos um trabalho consciencioso, que não visa nenhum propósito de retaliação ou perseguição, além da melhoria do serviço público”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por