CÂMARA DE PIRACICABA

Site permite a surdos acessar tradução em Libras

A novidade é fruto de pesquisas que têm buscado alternativas à inclusão

Da Redação
correiopontocom@rac.com.br
19/09/2019 às 09:17.
Atualizado em 27/04/2022 às 22:27
Conhecimento. Sistema foi desenvolvido no Brasil e permite a tradução em Libras do site da Câmara e de outros sites (Captura de tela)

Conhecimento. Sistema foi desenvolvido no Brasil e permite a tradução em Libras do site da Câmara e de outros sites (Captura de tela)

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019 Uma dificuldade comum de parte dos surdos é que muitos são alfabetizados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e não em Português. Por esse motivo, tem dificuldade para conseguir ler. Para ampliar a acessibilidade desse público às notícias e ações dos vereadores, a Câmara, que já conta com intérprete de Libras nas reuniões ordinárias, disponibiliza o uso de uma ferramenta que permite a tradução dos textos publicados no site do Legislativo, em Libras. A novidade é fruto de pesquisas que têm buscado alternativas para a inclusão das pessoas com deficiência no dia a dia da Casa de Leis, que é o objetivo central do Projeto 'Câmara Inclusiva'. 'Plugin ou Módulo de Extensão' é um Programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Para instalar, o usuário deve seguir as instruções elaboradas pelo CPD do Legislativo, acessando o ícone 'Libras', posicionado no canto superior direito da página principal do site: www.camarapiracicaba.sp.gov.br ou diretamente em www.camarapiracicaba.sp.gov.br/libras. Após a instalação do 'Plugin', o usuário deve marcar um texto, clicar com o mouse do lado direito e acionar "Traduzir em Libras". Uma tela será aberta com o sistema VLibras, ferramenta aberta de distribuição livre, desenvolvida para melhorar o acesso à informação das pessoas surdas brasileiras. A funcionalidade está disponível para os navegadores Google Chrome, Firefox, Safari e Widget, para os computadores Windows (versão 7 ou superior), Addon VLibras NVDA, Linux (32 bits) e Linux (64 bits) e para smartphones e tablets com sistema Android e iOS. Parceria Resultado de uma parceria entre o então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão que passou a integrar o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a 'Suíte VLibras' consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas. Após aprovação do Programa 'Parlamento Aberto', em abril desde ano, a Mesa Diretora, presidida pelo vereador Gilmar Rotta (MDB), determinou estudos para definição de projetos que atendessem aos quatro pilares do Programa: Transparência Pública, Participação Popular, Tecnologia e Inovação e Educação para Cidadania. "Assim surgiu o 'Câmara Inclusiva', que envolve todos estes pilares. Não podemos pensar uma Câmara aberta se todos não se sentirem bem-vindos e acolhidos", explicou Rotta. O presidente destacou que o Sistema VLibras não tem nenhum custo para a Câmara e vai possibilitar que surdos não alfabetizados em Português possam ter acesso a todo conteúdo do nosso site e de outros também.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por