INTERNACIONAL

Subsecretário dos EUA zomba da proposta iraniana de trocar prisioneiros

Estados Unidos e Irã se envolveram em uma discususão nesta segunda-feira (11) numa rede social por uma troca de prisioneiros "sem pré-condições" proposta por Teerã, uma oferta ridicularizada por uma importante autoridade de Washington, que pediu aos iranianos que enviassem rapidamente um avião para repatriar seus cidadãos

AFP
14/05/2020 às 01:04.
Atualizado em 30/03/2022 às 00:53

Estados Unidos e Irã se envolveram em uma discususão nesta segunda-feira (11) numa rede social por uma troca de prisioneiros "sem pré-condições" proposta por Teerã, uma oferta ridicularizada por uma importante autoridade de Washington, que pediu aos iranianos que enviassem rapidamente um avião para repatriar seus cidadãos.

Um porta-voz do governo iraniano divulgou neste domingo que Teerã havia oferecido "há muito tempo" trocar todos os prisioneiros iranianos e americanos, mas não recebeu resposta de Washington.

"Temos 11 de seus cidadãos que são estrangeiros ilegais e tentamos devolvê-los ao seu país", escreveu no Twitter nesta segunda-feira o subsecretário interino de Segurança Interna, Ken Cuccinelli, conhecido por suas posições duras contra a imigração.

"De repente, ele diz que os quer de volta, então por que não enviar um voo fretado para ter todos os 11 de volta ao mesmo tempo?", acrescentou.

Abbas Musavi, porta-voz do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, respondeu na mesma rede social, lembrando que o Irã propõe uma troca de prisioneiros desde setembro de 2018.

"Pare de falar bobagem!", postou o porta-voz.

Segundo Cuccinelli, os Estados Unidos tentaram devolver ao Irã Sirous Asgari, um cientista iraniano que foi absolvido em novembro pela justiça americana de roubar segredos durante uma visita acadêmica a Ohio.

O ministério das Relações Exteriores do Irã alega que Asgari contraiu COVID-19 durante sua detenção nos Estados Unidos.

Asgari disse ao jornal britânico The Guardian em março que estava sendo mantido em um centro de detenção da Louisiana pelo serviço de imigração americana, sem instalações sanitárias básicas.

O Departamento de Estado americano tem sido mais cauteloso com relação às declarações iranianas sobre os dois países, afetados pela pandemia de coronavírus, estarem estudando uma troca de prisioneiros.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, agradeceu nesta segunda-feira pelos esforços da Suíça, que representa os interesses dos Estados Unidos no Irã, na ausência de relações diplomáticas entre os dois países, para repatriar cidadãos do Irã e da Birmânia.

O Irã libertou o pesquisador americano Xiyue Wang em dezembro em troca do cientista Masud Soleimani, e estava aberto a novas trocas.

Teerã tem em seu poder Siamak Namazi, condenado por crimes como espionagem; seu pai, Baquer, e o especialista em meio ambiente Morad Tahbaz.

fff-sct/bgs/gma/gm/lca

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por