INTERNACIONAL

Tartarugas reais desovam pela primeira em cativeiro no Camboja

Espécimes em cativeiro de tartarugas reais, uma espécie ameaçada de extinção, desovaram pela primeira vez em um recinto arenoso no Camboja, o que é considerado um sucesso para os conservacionistas

AFP
03/03/2021 às 14:44.
Atualizado em 22/03/2022 às 10:53

Espécimes em cativeiro de tartarugas reais, uma espécie ameaçada de extinção, desovaram pela primeira vez em um recinto arenoso no Camboja, o que é considerado um sucesso para os conservacionistas.

O Camboja abriga várias espécies de tartarugas ameaçadas de extinção, mas seu número diminuiu drasticamente nos últimos anos devido à alta demanda do Vietnã e da China, tanto como iguaria culinária quanto para medicina tradicional.

As tartarugas reais (Batagur Affinis), também conhecidas como "tartarugas de rio do sul", estão em perigo de extinção devido à caça, mas também à extração de areia, que prejudica as costas onde costuma desovar.

Em 2000, a situação era tal que se acreditou que a espécie tinha desaparecido do Camboja, como aconteceu em Singapura e no Vietnã.

Mas eventualmente ninhos selvagens foram encontrados e as autoridades fizeram um esforço para conservá-los.

A ONG Wildlife Conservation Society (WCS) anunciou na terça-feira que quatro tartarugas reais criadas em cativeiro puseram 71 ovos.

"Esta é a primeira vez que tartarugas reais em cativeiro desovam desde que foram internadas no centro em 2006", disse Som Sitha, diretor do WCS Koh Kong e do Centro de Conservação de Mekong.

"A equipe vai fazer ninhos artificiais para incubação, e os outros vão ficar como estão", acrescentou.

Considerando a singularidade dessa espécie na natureza, a desova bem-sucedida é considerada um grande sucesso no Camboja, onde são simbólicas.

"Esperamos em breve poder ter um grande número de tartarugas reais em cativeiro e soltá-las na natureza", disse Steven Platt da WCS.

Desde o início do programa de conservação, dezenas de tartarugas reais foram soltas na natureza.

suy-dhc/del/ahe/age/mb/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por