Tecnologia

Telemedicina na rede pública de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia o processo de implantação da Telemedicina exclusiva para moradores da cidade em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica. Serão oferecidas mais 3,5 mil consultas por mês em pediatria e clínica geral

Da Redação
20/10/2023 às 22:06.
Atualizado em 20/10/2023 às 22:08

Atendimento ao munícipe pelo aplicativo deverá ocorrer em até 10 minutos do pedido de consulta (Foto ilustrativa/Divulgação)

O uso das tecnologias da informação e comunicação na medicina deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para o desenvolvimento do atendimento médico e multiprofissional e uma forma de comunicação entre as diversas áreas da saúde. Neste sentido, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia o processo de implantação da Telemedicina exclusiva para moradores da cidade em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingo e feriados municipais durante 24h/dia.

Por meio do edital 558/23, de Pregão Eletrônico, publicado hoje, 20/10, no Diário Oficial, a municipalidade vai contratar empresa para prestação de serviços médicos via internet, por videoconferência e de orientação médica, realizadas por clínico geral e pediatra para baixa complexidade. A execução dos serviços se dará por 12 meses e a previsão do investimento é de R$ 3.997.896,00.

“Durante a semana o atendimento vai acontecer quando as unidades de saúde já não estiverem mais abertas para acolhimento de pacientes. A nossa estimativa é fazer até 3.500 atendimentos virtuais por mês. Desta forma, esperamos, também, diminuir o impacto do atendimento de pacientes leves ou sem risco de morte nas unidades de urgência e emergência”, apontou o secretário de Saúde, Douglas Koga.

O prefeito Luciano Almeida destacou que o atendimento será realizado por meio do aplicativo do cartão Pira Cidadão para os usuários do SUS, sem agenda prévia. “É mais um passo para garantir o amplo acesso à saúde para a população. Os piracicabanos que já estão cadastrados no cartão Pira Cidadão vão acessar o app e solicitar o serviço da Telemedicina. Quem ainda não tem o seu cartão, pode fazê-lo de forma online e gratuita no próprio aplicativo ou diretamente em um dos nossos pontos fixos e volantes espalhados pela cidade”, destacou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Telemedicina é um meio de assegurar o fornecimento de serviços ligado aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico, e ao se juntar com as tecnologias da informação, forma um sistema capaz de disponibilizar aos profissionais da saúde, mesmo remotamente, informações válidas não apenas para diagnósticos e tratamento de agravos como, também, para os aspectos inerentes à gestão da saúde pública.

Em Piracicaba, o atendimento ao munícipe pelo aplicativo deverá ocorrer em até 10 minutos do pedido de consulta. O médico deverá classificar o paciente segundo Sistema de Classificação de Risco (Protocolo de Manchester), que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente – vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, onde a cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

Segundo o edital, o médico atendente deverá orientar, imediatamente, o paciente identificado nas classificações amarelas, laranjas e/ou vermelhas, a busca por atendimento em UPA mais próxima. Cabe reforçar que as consultas médicas terão duração média de até 12 minutos.
A SMS esclarece que será de responsabilidade única e exclusiva do paciente garantir que o dispositivo utilizado para a realização de sua Teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização. Além disso, todos os dados envolvidos na teleconsulta observam o sigilo médico-paciente e a proteção de dados dos pacientes, via Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Cartão Pira Cidadão 
A Prefeitura tem pontos fixos para cadastramento do Cartão Pira Cidadão, são eles: na região central o Poupatempo Municipal/Centrus – ao lado do Terminal Central de Integração (TCI) –, das 8h às 16h, e o Centro de Especialidades Médicas (CEM) – o Postão, atrás do Mercado Municipal –, das 8h às 17h; no Terminal de Ônibus do Vila Sônia (TVS), das 7h às 12h, de segunda à sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados, exceto feriados. Além disso, as equipes também estão no CRAB Vila Sônia, das 13h às 16h, para entrega de cartões e novos cadastros. Até o dia 27/10, as equipes estarão nas UBSs Caxambu e Pauliceia, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Para efetivar o cadastro é importante apresentar CPF, RG e comprovante de residência atual.

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