INTERNACIONAL

Tempestade tropical Gamma pode se tornar furacão sobre a península de Yucatán

A tempestade tropical Gamma se encontra sobre a península de Yucatán, no México (sudeste), onde provocar intensas chuvas e poderia se tornar furacão neste sábado (3), informou em seu último boletim o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês)

AFP
03/10/2020 às 16:37.
Atualizado em 24/03/2022 às 11:13

A tempestade tropical Gamma se encontra sobre a península de Yucatán, no México (sudeste), onde provocar intensas chuvas e poderia se tornar furacão neste sábado (3), informou em seu último boletim o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

O centro da tempestade "tocou a terra no nordeste da Península de Yucatán perto de Tulum, México" por volta das 11H45 locais (13H45 de Brasília) deste sábado, informou o NHC.

Gamma entrou em território mexicano com ventos sustentados de 110 km/h e "está muito perto" de se tornar furacão e se manter nesta categoria enquanto "se mover terra adentro sobre a Península de Yucatán", advertiu o NHC.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México emitiu, por sua vez, um alerta de "prevenção por efeitos do furacão de Punta Allen a Cancún, incluindo Cozumel, Quintana Roo".

O SMN informou em um comunicado que prevê "chuvas pontuais extraordinárias" para a maior parte da península de Yucatán, embora no momento sejam de moderadas a intensas, informou no Twitter a Defesa Civil.

"Não saiam de casa, evitem as compras por pânico", escreveu no Twitter Carlos Joaquín, governador de Quintana Roo.

Por sua localização geográfica, com vastos litorais tanto no Atlântico quanto no Pacífico, o México é um dos países mais vulneráveis a este tipo de fenômeno, com pelo menos uma dezena de tempestades ao ano com potencial de se tornar um ciclone ou furacão.

jg/mls/mvv

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por