Piracicaba viveu um dia quente ontem; hoje, previsão é de chuva (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
Os termômetros indicavam variação de 17 a 29 graus na segunda (ontem), de 15 a 21 para hoje, de 16 a 21 na quarta, de 12 a 21 na quinta e de 20 a 9 graus na sexta. Uma queda vertiginosa de 11 graus no mesmo dia. Para a quarta (14) e quinta-feira (15) a previsão é de chuva, com garoa na véspera.
O site do Instituto Nacional de Merereologia (Inmet) confirmava ontem a tendência de chuva a partir de hoje, sem intensidade, em um céu com muitas nuvens. Para a quarta, o Inmet indicava inclusive pancadas de chuva com trovoada para a quarta-feira, que arrefeceriam no dia seguinte. Confirmava também a queda da temperatura na sexta, variando de 22 a 10 graus.
A umidade relativa do ar despencou no período da tarde de ontem, descendo de 91% para apenas 30%. No sentido inverso seguiu a sensação térmica, que de manhã era de 13,4 graus, passou para 26,8 graus a partir do período da tarde. O indicativo, como vem acontecendo, era de queda no período da noite. Sempre com a temperatura real levemente acima da sensação térmica.
O boletim do Inmet para as Regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentava previsão de predomínio de tempo seco, baixa umidade e sem chuvas em praticamente todas as regiões.
“No centro-sul do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, o avanço de um sistema frontal irá favorecer a ocorrência de chuva com volumes que podem ultrapassar os 60 mm. Na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, há possibilidade de chuvas rápidas e isoladas com baixo acumulado de chuva”.
No caso da região de Piracicaba, a chuva seria mesmo mais isolada, sem grande impacto no clima, além de uma manifestação que enfatiza a tendência de queda de temperatura.