INTERNACIONAL

Trump demite funcionário de Inteligência que teve papel crucial no impeachment

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na sexta-feira (3) a demissão de um alto funcionário de Inteligência que teve um papel central na denúncia que levou ao julgamento político do republicano

AFP
04/04/2020 às 10:18.
Atualizado em 31/03/2022 às 04:51

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na sexta-feira (3) a demissão de um alto funcionário de Inteligência que teve um papel central na denúncia que levou ao julgamento político do republicano.

Em uma carta à Comissão de Inteligência do Senado, Trump afirma ter perdido a confiança em Michael Atkinson, inspetor-geral independente da comunidade de Inteligência do país.

Atkinson revisou e transmitiu uma denúncia anônima em agosto, segundo a qual Trump havia buscado favores políticos pessoais da Ucrânia, violando a legislação americana. Ele também testemunhou a portas fechadas na Comissão de Inteligência da Câmara de Representantes.

Trump foi absolvido em janeiro no processo de impeachment.

"É vital que eu tenha completa confiança naqueles designados para servir como inspetores-gerais", diz o presidente na carta, enviada para Richard Burr e Mark Warner, presidentes desta comissão no Senado.

"Já não é mais o caso em relação a este inspetor-geral", acrescentou.

O democrata Mark Warner criticou Trump pelo que considerou "tentativas contínuas de politizar as agências de Inteligência da nação".

"Em meio a uma emergência nacional (pelo coronavírus), é inconcebível que o presidente tente, novamente, minar a integridade da comunidade de Inteligência, demitindo outro funcionário apenas por fazer seu trabalho", acrescentou.

pmh/st/yow/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por