INTERNACIONAL

Trump viaja a Flórida e Geórgia, dois estados-chave que Biden pode conquistar

Em busca de um segundo mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viaja para a Flórida, um estado-chave, e para a Geórgia, um antigo reduto republicano que, segundo as pesquisas, poderia ser conquistado pelo candidato democrata Joe Biden

AFP
16/10/2020 às 16:49.
Atualizado em 24/03/2022 às 10:40

Em busca de um segundo mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viaja para a Flórida, um estado-chave, e para a Geórgia, um antigo reduto republicano que, segundo as pesquisas, poderia ser conquistado pelo candidato democrata Joe Biden.

Por quase três décadas, nenhum candidato presidencial da ala democrata venceu na Geórgia, e Trump derrotou Hillary Clinton neste estado por 5,1 pontos em 2016.

Biden, contudo, mostra uma vantagem de 1,2 ponto na Geórgia, de acordo com uma média de pesquisas recentes do site político RealClearPolitics, enquanto uma pesquisa da Universidade Quinnipiac mostra o democrata sete pontos à frente.

A viagem presidencial durante a reta final da campanha é de extrema importância e os candidatos tendem a se concentrar nos estados indecisos, onde os votos do Colégio Eleitoral abundam.

Tanto Biden quanto Trump fizeram várias viagens à Flórida. O presidente realizará dois comícios nesta sexta-feira no estado.

A Geórgia é um dos estados do sul que os republicanos veem como garantido e crucial para Trump garantir a vitória nas eleições de 3 de novembro, mas nos últimos anos essa região tem se inclinado para o lado democrata.

"As luzes de advertência estão piscando em vermelho (para Trump) e os alarmes estão disparando no estado", disse o analista de pesquisas da Universidade Quinnipiac, Tim Malloy.

Na pesquisa de Quinnipiac sobre as tendências de votação na Geórgia - onde o democrata Bill Clinton venceu em 1992 - 54% disseram desaprovar a forma como Trump lidou com a pandemia do coronavírus.

A visita do presidente à Geórgia é sua segunda viagem nesta semana a um estado que venceu com facilidade em 2016, mas desta vez ele terá que lutar.

Na quarta-feira, Trump realizou um comício de campanha em Iowa, um estado do meio-oeste que também venceu confortavelmente em 2016, por 9,4 pontos, mas que agora parece estar em jogo.

Biden tem uma vantagem de 1,2 ponto sobre Trump neste estado, de acordo com uma média de pesquisa da RealClearPolitics, um número idêntico ao da Geórgia.

Enquanto Trump visita a Flórida e a Geórgia, Biden vai passar o dia em Michigan, um estado do norte que o republicano venceu por pouco em 2016, mas onde as pesquisas mostram que ele está ficando para trás.

Espera-se que Biden fale sobre o acesso à saúde e participe de uma reunião de líderes religiosos da comunidade afro-americana.

Biden tem uma vantagem de dois dígitos nas pesquisas nacionais, mas Trump a menosprezou em um tuíte na manhã desta sexta-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por