INTERNACIONAL

Turquia prende mais importante líder do EI no país

A Turquia anunciou, nesta terça-feira (1), ter detido o principal comandante do grupo Estado Islâmico (EI) neste país, a quem acusa de planejar ataques contra locais turísticos e líderes políticos

AFP
01/09/2020 às 10:04.
Atualizado em 25/03/2022 às 11:14

A Turquia anunciou, nesta terça-feira (1), ter detido o principal comandante do grupo Estado Islâmico (EI) neste país, a quem acusa de planejar ataques contra locais turísticos e líderes políticos.

"O chamado emir do Daesh [acrônimo do EI em árabe] na Turquia foi preso em posse de projetos importantes e levado sob custódia", tuitou o ministro do Interior, Süleyman Soylu.

Identificado como Mahmut Ozden, este cidadão turco foi preso em Adana (sul), acrescentou Soylu, em conversa mais tarde com a imprensa, sem especificar a data da detenção.

"Ele estava em contato permanente com os membros do Daesh no Iraque e na Síria", acrescentou.

A mídia turca publicou fotos do suspeito, um homem de meia-idade com barba espessa e de óculos.

De acordo com a agência de notícias oficial Anadolu, o suspeito foi transferido para Istambul. Foi colocado em prisão provisória por um tribunal e levado na segunda-feira para a prisão de Silivri, perto da metrópole turca.

Conforme a Anadolu, a prisão de outro suposto membro do EI permitiu que Ozden fosse localizado. Ele é suspeito de ter coordenado vários planos para atacar locais icônicos, como a ex-Santa Sofia em Istambul, e também contra líderes políticos.

Depois de ser acusado de permitir que jihadistas passassem para a vizinha Síria durante anos, a própria Turquia se tornou um alvo do EI.

Vários ataques cometidos em 2015 e em 2016 foram reivindicados pelo grupo, ou atribuídos ao EI por Ancara.

O Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque a uma boate em Istambul que deixou 39 mortos na véspera de Ano Novo de 2017. O julgamento do suposto autor será retomado na próxima segunda-feira.

gkg/ezz/lpt/age/af/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por