INTERNACIONAL

UE favorável ao adiamento das legislativas na Venezuela

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, pediu nesta terça-feira o adiamento das eleições legislativas na Venezuela marcadas para 6 de dezembro, considerando que as condições para eleições justas e inclusivas "não estão reunidas"

AFP
11/08/2020 às 12:03.
Atualizado em 25/03/2022 às 16:57

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, pediu nesta terça-feira o adiamento das eleições legislativas na Venezuela marcadas para 6 de dezembro, considerando que as condições para eleições justas e inclusivas "não estão reunidas".

Os principais partidos da oposição na Venezuela anunciaram em 2 de agosto sua decisão de boicotar as eleições legislativas de 6 de dezembro, considerando-a uma "fraude eleitoral".

"Após meus contatos com os representantes e os líderes políticos venezuelanos, devo concluir que neste momento não estão reunidas as condições para um processo eleitoral transparente, inclusivo, livre e justa", disse Borrell em nota publicada nesta terça-feira.

Josep Borrell especifica que "sugeriu a possibilidade de prorrogar os prazos eleitorais para atender à demanda da oposição".

"Recebi uma carta do ministro das Relações Exteriores que informa um acordo sobre este assunto com um sector da oposição. É um passo na direção certa, mas não basta para que a União Europeia envie uma missão de observação eleitoral", apontou.

O chefe da diplomacia da UE informará os Estados membros "com mais detalhes" na reunião ministerial informal marcada para Berlim no final de agosto.

Ele também deseja convocar uma reunião ministerial com os países participantes do grupo de contato internacional "em um futuro próximo".

csg/mad/af/mb/mr

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por