INTERNACIONAL

UE fecha acordo para remover conteúdos on-line 'de caráter terrorista'

Negociadores do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da União Europeia (UE) alcançaram, nesta quinta-feira (10), um acordo político sobre um regulamento para retirar, no prazo de uma hora, conteúdos on-line "de caráter terrorista"

AFP
10/12/2020 às 16:08.
Atualizado em 24/03/2022 às 04:08

Negociadores do Parlamento Europeu e dos Estados-membros da União Europeia (UE) alcançaram, nesta quinta-feira (10), um acordo político sobre um regulamento para retirar, no prazo de uma hora, conteúdos on-line "de caráter terrorista".

Proposto pela Comissão Europeia em 2018, esse regulamento ainda deve ser formalmente adotado pelo Parlamento e pelo Conselho, entidade que representa os Estados que integram a UE.

"O acordo dessa quinta-feira é um passo importante para ajudar a prevenir futuros ataques", disse o vice-presidente da Comissão Europeia, o grego Margaritis Schinas.

Para ele, trata-se de um "acordo histórico", porque permite "enfrentar a proliferação de conteúdo terrorista on-line".

Já o secretário francês para Assuntos Europeus, Clement Beaune, tuitou que é "avanço enorme".

Um dos proponentes do regulamento, o eurolegislador conservador espanhol Javier Zarzalejos, apontou que "a propaganda terrorista teve um papel-chave nos recentes ataques na Europa".

"A diferença entre um vídeo que está on-line durante uma hora, três horas, ou 24 horas, é de milhões de visitas", acrescentou.

alm/ahg/mb/tt

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por