MELHORIAS

Unidades de saúde quer comissões locais

As comissões locais de saúde é um direito garantido pela constituição federal

Adriana Ferezim
adriana.ferezin@gazetadepiracicaba.com.br
18/04/2013 às 11:03.
Atualizado em 28/04/2022 às 06:19

O Conselho Municipal de Saúde quer dobrar o número de comissões locais de saúde na cidade, que atualmente são 25. O objetivo do presidente José Eduardo da Fonseca é chegar a 50, ainda neste ano.

As comissões locais de saúde é um direito garantido pela constituição federal e tiveram início em Piracicaba, com a lei 3.460 de 29 de maio de 1992.

As comissões locais de saúde são formadas por dois titulares e dois suplentes representantes da comunidade, um titular e um suplente dos funcionários do posto e um titular e um suplente indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com Fonseca, a maioria dos grupos existentes na cidade é das Unidades de Saúde da Família (USF). “Começamos o trabalho de retomar as comissões locais no ano passado. Criamos um projeto de capacitação dos representantes dessas comissões, em reuniões que são realizadas uma vez por mês, na sede do conselho no Centro”, disse.

O espaço, além de mostrar as obrigações das comissões, serve como troca de experiência entre os participantes. “Todos tomam conhecimento de projetos que deram certo na solução dos problemas enfrentados pela unidade de saúde e de outros que não tiveram êxito”, explicou Fonseca, que está há três anos à frente do conselho, é doutorado em Saúde Pública e professor na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

No encontro realizado, na terça-feira (16), participaram cerca de 30 pessoas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por