Aberta à comunidade

Unimed: Agosto Lilás

Campanha marca o combate à violência contra a mulher

Da Redação
16/08/2024 às 07:31.
Atualizado em 16/08/2024 às 07:31
No primeiro semestre, Carlos Joussef, presidente da Cooperativa, abriu roda de conversa sobre protagonismo feminino no cuidado à saúde (Divulgação)

No primeiro semestre, Carlos Joussef, presidente da Cooperativa, abriu roda de conversa sobre protagonismo feminino no cuidado à saúde (Divulgação)

A Unimed Piracicaba realiza no dia 20 deste mês, das 15h às 17h, no Centro Administrativo da Cooperativa, o evento Agosto Lilás - Rompa o Silêncio, Você Não Está Sozinha. Aberta à comunidade, a iniciativa, que integra a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e o programa Respeito, Diversidade e Inclusão da Cooperativa, intensifica a divulgação da Lei Maria da Penha e conscientiza sobre a importância de combater a agressão de gênero. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (19) 3124-3475.

“O Agosto Lilás é mais do que uma campanha; é um movimento essencial para conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica e a necessidade de promovermos uma cultura de paz e respeito. Na Unimed Piracicaba, acreditamos que a saúde vai além do cuidado físico; ela envolve o bem-estar integral da mulher e isso inclui a segurança e a dignidade em todos os aspectos de suas vidas. Nosso compromisso é contribuir para um ambiente onde todas as mulheres possam viver sem medo”, disse Carlos Joussef, presidente da operadora de planos de saúde.

O encontro contará com uma roda de conversa, conduzida pelo psicanalista Helio Hintze, composta por figuras da luta contra a violência doméstica, incluindo a delegada da Mulher, Olívia Fonseca; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Lucineide Maciel; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Daniela Coimbra; a integrante do projeto Heroica, Simone Seghese; a coordenadora do departamento de psicologia do Hospital Unimed Piracicaba, Paula Pires; e a coordenadora do departamento de enfermagem do pronto atendimento do Hospital Unimed Piracicaba.

Considerando que a saúde é uma das áreas que mais sofre impacto da violência contra vulneráveis, a equipe do Hospital Unimed Piracicaba, formada por médicos, enfermeiros e psicólogos, elaborou um protocolo para atendimento direcionado e singular para pacientes, a fim de garantir a necessária privacidade, estabelecendo um ambiente de confiança e respeito. Entre os princípios de acolhimento, os colaboradores viabilizam uma atenção oportuna, eficaz, segura e ética.

“A violência no País representa um problema de saúde pública de grande relevância. Os profissionais do HU buscam acolher as possíveis vítimas, de forma individualizada e sigilosa, procurando conhecer a história, pois o foco apenas nas questões sintomáticas pode manter oculto a adversidade”.

O dirigente diz também que é necessário a atenção em relação aos relatos, uma vez que a vítima pode apresentar negativa de violência num primeiro momento. É papel das equipes de saúde estabelecer um diálogo, possibilitando um canal de ajuda adequado. Na maior parte das vezes, a vítima encontra-se fragilizada psicologicamente, necessitando atendimento imediato, além de compaixão e respeito.

A campanha Agosto Lilás foi instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e tem como objetivo não apenas divulgar a Lei Maria da Penha, mas também sensibilizar a população sobre o papel de todos no enfrentamento à violência contra a mulher.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por