Credibilidade tem nome

Urnas confirmam pesquisas publicadas na Gazeta de Piracicaba

Todas as pesquisas de intenção de voto publicadas pelo jornal desde o início de setembro mostravam que o tucano, que administrou Piracicaba em três mandatos, tinha como principal adversário o deputado estadual

Rogério Verzignasse
08/10/2024 às 07:18.
Atualizado em 08/10/2024 às 07:18

Pesquisas divulgadas pela Gazeta apontavam segundo turno entre tucano e deputado (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A apuração dos votos para prefeito, que confirmou a presença de Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD) no segundo turno, serviu para ratificar a credibilidade da Gazeta de Piracicaba. Nos tempos em que as pesquisas eleitorais servem de combustível para a campanhas - e invariavelmente são usadas antes do pleito como ferramenta para convencer eleitores indecisos - o jornal, entre tantos veículos impressos e portais de notícias da cidade, apresentou aos seus leitores a tendência que refletia a realidade.

Todas as pesquisas de intenção de voto publicadas pelo jornal desde o início de setembro mostravam que o tucano, que administrou Piracicaba em três mandatos, tinha como principal adversário o deputado estadual, que trazia como trunfo a aprovação praticamente unânime de suas gestões como prefeito de Charqueada e São Pedro. 

No período, as páginas da Gazeta reproduziram gráficos e informações detalhadas de pesquisas de opinião como o Vox Populi e o Ágili, institutos que se consolidam, há décadas, como respeitadas organizações de estudo, levantamento e interpretação de dados do país. 
Houve veículos de comunicação que publicou como certa a presença da petista Professora Bebel (PT) no segundo turno. A deputada, no entanto, foi apenas a quarta colocada no turno, com 12.979 votos e 6,36% da preferência do eleitorado. 

Outros jornais apostaram até na força do prefeito Luciano Almeida (PP), que teria respaldo popular para enfrentar Barjas no segundo turno, mas seu desempenho nas urnas foi de fato muito aquém da expectativa. 

Luciano obteve modestos 5.017 votos e confirmou apenas a sexta colocação, dentre oito candidatos. 

Compromisso
O diretor executivo da Gazeta, Kal Ribeiro, resumiu o cenário. "A Gazeta de Piracicaba, fiel ao compromisso de produzir um jornalismo isento, consolida a confiança que conquistou em mais de duas décadas de história. Somos mais uma vez premiados com a satisfação de nossos assinantes e anunciantes. E estamos motivados a seguir um frente com a prática de produzir noticiário sério, sólido, que tem como único objetivo o respeito aos interesses do cidadão piracicabano", afirma. 

Os acertos
O Vox Populi, no último dia 23 de setembro, revelou que a eleição seria mesmo decidida no segundo turno entre Barjas e Helinho. O instituo apontava Barjas consolidado na ponta, com 41,2% das intenções de voto, seguido de Helinho Zanatta om 22,5%. Mas, naquele dia, o Vox Populi apontava a queda forte e gradativa da preferência pelo tucano, que desde abril já tinha despencado 8,5% nas pesquisas, ao passo que a opção por Helinho mais que dobrou, saltando de 10,7% para 22,5% no semestre. 

O que se viu na apuração foi exatamente isso. Barjas encerrou o turno com 35,78% da preferência do eleitorado, seguindo em queda, e Helinho confirmou a tendência de alta, conquistando 26,59%. No frigir dos ovos, 18,7 mil votos os separam. O que deixa claro é que a corrida está em aberto, e pode haver a virada no pleito do dia 27. 

O Ágili, no último dia 2, também apontou Barjas e Helinho no segundo turno, com ampla vantagem do tucano (40,1% a 16,3%). Mas segundo os analistas, os números podiam mudar radicalmente, já que 40% dos entrevistados declaram um voto de momento, que poderia sim ser alterado até o pleito. Foi exatamente o que ocorreu. A preferência por Helinho subiu mais de dez pontos no pleito, enquanto Barjas caiu cinco. O instituto também acertou em cheio ao apontar que Luciano Almeida tinha a maior rejeição entre os eleitores (20,9%), e essa tendência se confirmou nas urnas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por