Eleições 2024

Urnas preparadas: são 1.043 em Piracicaba

Procedimentos técnicos garantem inviolabilidade do sistema

Rogério Verzignasse
25/09/2024 às 07:34.
Atualizado em 25/09/2024 às 07:34

Técnicos dos cartórios começam a abastecer os equipamentos com dados dos candidatos (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A Justiça Eleitoral iniciou na manhã desta terça-feira a preparação das urnas eletrônicas para a eleição do próximo dia 6, quando Piracicaba vai escolher seu futuro prefeito e os vereadores. Os equipamentos começaram a ser abastecidos com os dados de cada candidato - nome, foto e número -, além de integrados ao software do sistema eleitoral. Após preparada, cada urna recebia um lacre especial. Nenhuma delas pode ser acessada antes do dia da eleição. 

"A segurança é absoluta e não há qualquer possibilidade de violação", afirmou o juiz Mauricio Habice, da 270 Zona Eleitoral, que recebeu a imprensa no lançamento dos trabalhos, que precisam ser concluídos até a véspera da eleição, quando todas as urnas serão transportadas até os locais de votação. O juiz, no entanto, afirma que a preparação de todas as urnas deve estar em mais cedo.

A responsabilidade pelo trabalho e dos próprios técnicos do Cartório Eleitoral de Piracicaba, que agora funciona em um novo e amplo imóvel localizado na avenida Armando de Salles Oliveira. No galpão enorme, nesta terça (24) já estavam dispostas em paletes as 1.043 urnas que serão distribuídas pelas três zonas eleitorais da cidade (93, 244 e 270).

Além delas, são preparadas outras 177 urnas de contingência, habilitadas para substituir os equipamentos que, por acaso, apresentarem defeito durante a votação. Essas máquinas contam com todos os aplicativos necessários à realização da votação, mas não são configuradas para uso em uma sessão eleitoral específica. 

Luiz Augusto Barrichello Neto, juiz da 93 Zona Eleitoral, também estava presente na cerimônia e destacou que, até o final da preparação das urnas, todos os procedimentos podem ser conferidos in loco por representantes de qualquer legenda. O representante de cada partido pode acompanhar o trabalho dos técnicos, e comprovar como sistema é confiável e eficiente. Preparadas, as urnas podem ser auditadas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por