Zona Azul

Usuários têm dificuldade de acionar o novo sistema

Falta de informações dificulta uso de parquímetro da Zona Azul no Centro

Da Redação
20/06/2023 às 07:08.
Atualizado em 20/06/2023 às 07:08

A sugestão da empresa para o usuário que precisa do serviço esporádico é que obtenha o saldo nos parquímetros e nos pontos de venda, que podem ser consultados no site piracicabadigital.com.br (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

A Gazeta recebeu ontem (19) várias reclamações sobre o funcionamento da Zona Azul. As pessoas tentavam se cadastrar no sistema da operadora do serviço e não conseguiam, porque o aplicativo apresentava falhas. Depois de várias tentativas e sem acesso, desistiram e ficaram à espera de algum profissional da empresa que desse o devido suporte. Mas esperaram em vão, porque ninguém apareceu.

Observaram apenas que havia um comunicado no aplicativo de que o crédito poderia ser adquirido em algum ponto de venda. Mas como não havia nenhuma orientação de onde estariam esses pontos de vendas, deixaram o carro no local, fizeram o que precisavam na cidade, voltaram, pegaram seus respectivos carros e partiram. Disseram que, felizmente, não tomaram multa. 

Uma usuária, que preferiu o anonimato, disse que chegou a ler as cláusulas do serviço que estão no APP e ficou indignada. Ela observou que a clausula 3.4. chega a ser estranha, por deixar o cliente ainda mais confuso. Diz o item: "... por motivos alheios à vontade da concessionária, bem como em virtude da manutenção dos servidores, os serviços poderão não estar disponíveis para as consultas e compras de crédito a todo o momento". Esse poderia ser o caso naquele momento. "Mas quando isso acontece, a responsabilidade por ter o crédito recai sobre o usuário? Onde estão os atendentes do sistema? Não há algo de errado nisso? Onde estão os pontos de venda?", questionou ela. 

A resposta da operadora explica tudo direito, mas a pessoa na rua não tem qualquer informação sobre outro site, como piracicabadigital.com.br, para resolver seu problema. Além de que, vários parquímetros não têm sequer local para colocar moedas. Dificultando mais do que facilitando. Consultada a empresa que opera a Zona Azul, a prefeitura enviou à Gazeta a seguinte resposta: 
"Existem diversas formas de realizar o pagamento do sistema de estacionamento rotativo. Além do aplicativo mobile disponível para os sistemas iOS e Android, é possível obter os créditos pelo site (piracicabadigital.com.br), pelos parquímetros (com pagamento em moedas) e mais de 60 PDVs (pontos de venda são os estabelecimentos comerciais, com diversas opções de pagamento). 

Se o usuário precisa do serviço esporadicamente, a sugestão é que obtenha o saldo nos parquímetros e nos pontos de venda, porque por estes meios não há necessidade de preenchimento de cadastro de identificação do usuário. O mapa com os pontos de venda está no site piracicabadigital.com.br.

Enfatizamos que o usuário que utilizar o aplicativo tem mais vantagens de praticidade, rapidez e segurança. O cadastro com preenchimento de dados é necessário apenas na primeira vez.

A empresa responsável pela Zona Azul em Piracicaba informou à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) que não há instabilidade e nem falha no sistema operacional, tanto pelo APP quanto pelo site. Se o usuário sentir dificuldades em mexer no aplicativo, pode ver as orientações no site ou, ainda, consultar um agente disponível na rua".

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